Últimas Notícias

Economia

Sociedade

Ciência e Tecnologia

Cultura

quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Jogos Olímpicos - Atenas 1896


Os Jogos Olímpicos de Verão de 1896 foram os primeiros Jogos Olímpicos da era moderna, realizados em Atenas, Grécia, berço dos Jogos da Antiguidade, entre os dias 6 e 15 de abril de 1896, com a participação de 241 atletas masculinos, representantes de catorze países. O evento realizou-se graças ao empenho do francês Pierre de Frédy, o Barão de Coubertin. 
Pierre Coubertin
O Barão de Coubertin foi um idealizador do renascimento dos Jogos existentes na Grécia Antiga, mentor do movimento olímpico e fundador do Comité Olímpico Internacional. 
A cerimónia de inauguração acabou por acontecer numa segunda-feira de Páscoa, com o discurso de abertura proferido diante de cem mil espectadores pelo próprio rei da Grécia, Jorge I, após a inauguração de uma estátua em homenagem ao rico financista ateniense George Averoff na entrada do Estádio Panathinaiko, principal palco das competições e uma maravilha arquitetónica, toda em mármore. Averof foi o responsável pela restauração e modernização do estádio e financiador da organização do evento, e que impediu o seu cancelamento antes mesmo de iniciado, devido às penosas condições do cenário real grego. 
Houve nove atividades a ser realizadas:  atletismo, ciclismo, esgrima, ginástica, halterofilismo, luta, natação, ténis e tiro. 

ATLETISMO: 
As provas do atletismo tiveram a participação mais internacional dentro de todos os desportos. O maior destaque foi a maratona, realizada pela primeira vez uma competição internacional. Spiridon Louis, um carregador de água até então desconhecido, ganhou a prova para se tornar o único campeão grego do atletismo e um herói nacional. Embora a Grécia fosse a favorita para ganhar o arremesso de disco e o arremesso de peso, os melhores atletas gregos terminaram logo atrás do americano Robert Garrett em ambas as competições. 
Corrida de 100 metros, JO 1896

CICLISMO: 
As regras da Associação Internacional de Ciclismo foram usadas para as competições de ciclismo.As provas de ciclismo de pista foram realizadas no recém-construído velódromo Neo Phaliron. Somente uma prova de estrada foi realizada, uma corrida entre Atenas e Maratona de ida e volta (totalizando 87 quilómetros). 

ESGRIMA: 
As competições de esgrima foram realizadas no Zappeion, que foi construído com o dinheiro que Evangelis Zappas doou para reviver os antigos Jogos Olímpicos. Ele nunca tinha visto uma competição desportiva antes. Ao contrário de outros desportos (em que apenas os amadores foram autorizados a tomar parte nos Jogos Olímpicos), os profissionais foram autorizados a competir na esgrima, embora em um evento separado. 

HALTEROFILISMO: 
O levantamento de peso como desporto ainda era recente em 1896, e as regras diferentes das que são usadas atualmente. As competições foram realizadas ao ar livre, no interior do campo do estádio principal, e não havia limites de peso. A primeira prova foi realizada em um estilo hoje conhecido como arremesso (em inglês: clean and jerk).  

LUTAS: 
Não existiam categorias de peso para a competição de luta livre, realizada no Estádio Panathinaiko, o que significava que haveria apenas um vencedor entre os concorrentes de todos os tamanhos. As regras utilizadas eram semelhantes à moderna luta greco-romana, embora não houvesse um limite de tempo. 

NATAÇÃO: 
Nadador húngaro, Alfréd Hajós
As competições de natação foram realizadas em mar aberto, porque os organizadores recusaram-se a gastar o dinheiro para construir um estádio especialmente para os Jogos. Cerca de vinte mil espectadores reuniram-se na Baía de Zea, ao longo da costa do Pireu, para assistir às provas. A água da baía estava gelada, e os competidores sofreram bastante durante suas provas. Foram três competições abertas: (100 metros estilo livre, 500 metros estilo livre, e 1200 metros estilo livre), além de um evento especial, aberto somente para marinheiros gregos, os quais foram realizadas no mesmo dia. 

TÉNIS: 
Apesar do ténis já ser um desporto importante no final do século XIX, nenhum dos principais jogadores apareceu para o torneio. A competição foi realizada nas quadras do Lawn Tennis Club de Atenas, e no interior do campo do velódromo utilizado para as provas de ciclismo. 

TIRO: 
Realizada numa serrania de Kallithea, as competições de tiro constituíram de cinco provas, duas utilizando rifle e três com a pistola. A primeira prova, a carabina militar, foi vencida por Pantelis Karasevdas, o único concorrente a acertar o alvo em todos os seus tiros. A segunda prova, para pistolas militares, foi dominada por dois irmãos americanos: John e Sumner Paine, que se tornaram a primeira dupla de irmãos a terminar em primeiro e segundo lugar na mesma competição. A fim de evitar constranger os anfitriões, os irmãos decidiram que apenas um deles iria competir na próxima prova de pistola, a pistola livre.  

Ao final do século XIX, o barão de Coubertin teve a ideia de reinventar os Jogos Olímpicos da Antiguidade, numa nova versão que permitia a participação de atletas de todo o mundo; os Jogos anteriores permitiam que apenas atletas do sexo masculino de origem grega participassem das competições. 
Após a aprovação oficial da proposta no primeiro Congresso Olímpico realizado em 1894, a escolha da cidade-sede foi unânime.  Catorze séculos depois, Atenas, palco dos Jogos Olímpicos da Antiguidade, receberia os primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna, que se iniciaram no dia 6 de abril e terminaram em 15 de abril de 1896. 
Para o Barão de Coubertin, o renascimento dos Jogos Olímpicos não era apenas um sonho, mas também uma consequência dos avanços científicos e culturais do século XIX. “Os homens começaram a viver menos isoladamente, raças diferentes aprenderam a conhecer e a entender o outro melhor e, ao comparar as suas forças e conquistas na arte, na indústria e na ciência, uma rivalidade honrosa surgiu entre eles, encorajando-os a atingir feitos ainda maiores”, diz o barão na introdução do Relatório Oficial dos Jogos Olímpicos de 1896, já apresentando os conceitos do que posteriormente se tornariam os valores do Olimpismo: respeito, amizade e excelência. 

O Ideal Olímpico: 
O tão enfatizado Ideal Olímpico foi criado pelo barão Pierre de Coubertin quando fez ressuscitar os Jogos Olímpicos. Tinha por finalidade enaltecer o prazer cavalheiresco de competir independentemente do resultado, a lealdade e a generosidade também eram contempladas. Com esta fórmula, os Jogos Olímpicos deveriam ser o maior encontro de atletas amadores, que iriam conviver e competir, não tendo em vista mais do que mostrar o resultado do seu trabalho desportivo durante a Olimpíada, num determinado local e período de tempo.

Autores:

Carlos Sousa, 9ºB
Filipa Pinto, 9ºB