Últimas Notícias

Economia

Sociedade

Ciência e Tecnologia

Cultura

quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

O comércio português num mundo globalizado


Os Produtos Mais Comercializados

De acordo com dados publicados pelo INE, a Balança Comercial portuguesa, apresenta saldos negativos. Isto significa que nos últimos anos as importações têm superado as exportações. Apesar de continuarem negativos, os saldos da balança comercial têm vindo a melhorar, o que se deve, em parte, ao maior dinamismo das nossas exportações.

Referentemente aos produtos que mais contribuíram para o saldo da Balança Comercial portuguesa nos anos de 2014 e 2015, verificamos que não se registam grandes oscilações excetuando a categoria dos combustíveis minerais, que apresentam um aumento de cerca de 2000 milhões de euros no seu saldo em 2015 face a 2014, passando de cerca de -6000 milhões de euros em 2014 para cerca de -4000 milhões de euros em 2015.

Fonte: INE – Estatísticas do Comércio Internacional 2015 (edição 2016) p. 35
Com base no gráfico conclui-se que os produtos que contribuíram positivamente para os saldos da balança comercial foram os minerais e minérios, o calçado, as pastas celulósicas e papel e o vestuário. Em contrapartida, o contributo das categorias de veículos e outros materiais de transporte, máquinas e aparelhos, produtos agrícolas, produtos químicos e combustíveis minerais foi negativo. 
Concluindo, verificamos que são os setores mais tradicionais da economia portuguesa que continuam a ser os mais dinâmicos em termos de exportações.

Principais parceiros

Com base nos dados publicados pelo INE relativos à Balança de bens, é possível identificar os principais parceiros de Portugal no comércio externo. Constata-se que os principais clientes das exportações portuguesas são E.U.A., França, Reino Unido e Angola, pois apresentam um saldo positivo na balança de bens, o que significa que exportamos mais do que importamos desses países. 
A Espanha, Alemanha e Itália são os maiores fornecedores de Portugal, neste caso a sua balança de bens apresenta um saldo negativo, isto é, exportamos menos do que exportamos para esses países.
Além do grupo de países mencionados, Portugal realiza muitas operações de comércio externo com a China, Países Baixos e Marrocos.
De 2014 para 2015, temos aumentado as importações da China, Itália e Alemanha. Em contrapartida, têm diminuído as importações de Espanha e Países Baixos.


No que toca ao grupo dos clientes de Portugal, verifica-se uma melhoria da nossa posição, que reflete um aumento de exportações para esses países. Angola foi o único país que revelou uma tendência contrária. 
Concluindo, percebemos que, de modo geral, as evoluções foram positivas e todas as balanças tendem a ficar superavitárias. Nota só para a Espanha que está, visivelmente com valores muito negativos na sua balança de mercadorias.

Autores:

Tiago Ribeiro, 11ºB
Diogo Almeida, 11ºB