Últimas Notícias

Economia

Sociedade

Ciência e Tecnologia

Cultura

quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Rótulos...leia-os pela sua saúde!


Vivemos numa época em que a deterioração ambiental, a escassez de recursos, as dificuldades económicas, a perda de hábitos saudáveis e outros índices de degradação de qualidade de vida, são uma realidade. De facto, na sociedade atual o consumidor não se preocupa com as consequências das suas escolhas, orientando-se por princípios consumistas e deixando-se manipular pelas poderosas técnicas de marketing. 
Neste contexto, assume especial importância a leitura dos rótulos dos produtos, pois acreditamos que pode ser um meio eficaz para ajudar os consumidores a comer bem e viver melhor, o que contribuirá para uma sociedade mais saudável e sustentável. 
Assim, antes de escolher o bem pretendido, aconselhamos uma leitura atenta da lista de ingredientes ou da composição dos produtos, bem como de todas as informações inscritas na embalagem.
Nesse sentido, apresentamos algumas dicas para facilitar a leitura dos rótulos e sugestões a ter em conta para efetuar uma melhor escolha:
prefira os alimentos com a menor lista de ingredientes possível;
os ingredientes estão organizados por ordem decrescente, a partir dos que existem em maior quantidade, até aos que estão presentes em menor quantidade (incluindo aditivos e substâncias alergénicas);
evite os alimentos que têm muitos açúcares e gorduras saturadas ou trans que normalmente constam no início da lista;
opte por alimentos com menos “E” (E330, E120,…);
quando as embalagens apresentarem o semáforo, escolha os alimentos com maior número de nutrientes de cor verde;
analise os nutrientes por porção (e não por cada 100 gr) pois é essa a quantidade que vai ser ingerida; 
verifique o prazo de validade e o estado das embalagens. Se as embalagens de produtos congelados estiverem húmidas ou apresentarem cristais de gelo no interior, rejeite-as. Esta situação indicia que os produtos sofreram descongelação e que a rede de frio não foi mantida constante;
escolha produtos com o símbolo da sociedade ponto verde que garante que as embalagens são recicláveis 
confira se os produtos são certificados por entidades autorizadas e reconhecidas em termos ambientais; 
Face ao exposto, apelamos à consciência crítica de todos os consumidores. É crucial uma mudança de atitude no ato de consumir. Consumindo com consciência, estaremos a economizar recursos, a salvaguardar o futuro do planeta e, a um nível mais pessoal, a garantir uma vida mais saudável e com mais qualidade para nós e para toda a comunidade. 
Não compre por impulso. Faça um consumo consciente. Esteja atento a todos os detalhes do produto que vai adquirir e valorize as empresas com práticas de responsabilidade social e ambiental.

Autores:

Maria Ribeiro, 10ºC
Joana Marques, 10ºC
André Cunha, 10ºC