Últimas Notícias

Economia

Sociedade

Ciência e Tecnologia

Cultura

quinta-feira, 6 de abril de 2017

O Mosteiro de Ferreira - entre o esquecimento e a memória


Situado na freguesia de Ferreira, concelho de Paços de Ferreira, a igreja de S. Pedro de Ferreira constitui, para muitos, o “...último e único vestígio...” de um mosteiro do século X, que surge referenciado no testamento de Mumadona Dias, com data do ano 959.
No Boletim da Direção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais, nº 7, março de 1937, do Ministério das Obras Públicas e Comunicações de 1937, uma das relíquias da biblioteca da minha família, lê-se que “ Quási todos os autores que se têm referido ao mosteiro de S. Pedro de Ferreira apresentam-no como sobrinho de D. Afonso Henriques...”. Dado que inicialmente pensou-se que Soeiro Viegas, marido de D. Sancha (irmã do primeiro rei de Portugal), teria sido o fundador do mosteiro. Todavia, Soeiro Viegas não teria sido, realmente, o fundador deste mosteiro. Este terá feito parte, primeiramente, da Ordem do Templo, e, mais tarde, à Ordem dos Cónegos Regrantes, que, no século XV se extinguiu, passando então, o mosteiro, a pertencer ao Bispo do Porto.
A igreja, que atualmente existe, começou a ser construída em 1182, contudo foi possível identificar alguns componentes de uma outra igreja construída entre o fim do século XI e o início do século XII.
Este mosteiro sofreu numerosos danos durante, pelo menos, oito séculos. No entanto, por volta do século XVIII, a Direção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais ordenou que fossem feitas obras de restauro. Estas obras não modificaram muito o monumento original, porém, ajudaram o mosteiro, de modo a este não ficar em ruínas.
Capitéis do portal ocidental
O Mosteiro de Ferreira é reconhecido, no famoso parque temático "Portugal dos Pequenitos", pelos seus capitéis do portal ocidental. E, como é referido online em Rota do Românico, "O túmulo o nobre D. João Vasques da Granja é uma das únicas peças funerárias que ainda resta da história do Mosteiro.”
A igreja do Mosteiro de S. Pedro de Ferreira foi classificada como Monumento Nacional pelo Dec. 14 985, DG 28 de 3 de fevereiro de 1928. Atualmente é um dos monumentos que faz parte da Rota do Românico e está aberta para culto e visitas.
Mosteiro de Ferreira em 1943
Os habitantes de Ferreira, consideram o “Mosteiro”, pois é assim que lhe chamam, o ex-líbris do concelho  de Paços de Ferreira. Segundo reza a história, há quem diga que “...foi aqui que tudo começou, há muitos anos com os monges...o que seria de Paços se não existisse Ferreira...o Mosteiro é, sem dúvida alguma, o monumento mais bonito do concelho.”


Autora:

Sofia Pinto, 7ºB